UM DIA NOVO, UMA VIDA NOVA

Marcos Pontes
23 /03/2008

Escrevo esse artigo no domingo, dia 23 de março de 2008. Hoje é Páscoa. Feliz Páscoa! Muito além dos desejos doces, com sabor de chocolate. O que significa isso para você?

Todos nós temos um passado. Coisas boas e ruins aconteceram! Ajustamos a nossa programação mental a partir dessas experiências. Criamos hábitos e padrões de comportamento que, a princípio, parecem nos ajudar a viver. Será?

Em todo caso, todos nós também temos sonhos e desejos. Uma vida melhor, mais tranquilidade, mais dinheiro, mais felicidade, etc. Quantos sonhos! Quantas promessas de mudança! Porém, a maioria acaba mais rápido que os ovos de Páscoa! O que falta? Será que sou tão fraco assim?

Vejamos...

Vivemos em um mundo rápido, cheio de informações e desafios a cada minuto. É como um vôo supersônico. Muitas razões para “pré-ocuparmos” a nossa mente. Muitas distrações, dentro e fora do avião, para nos desviar do que realmente interessa, da nossa rota, do nosso objetivo. O que realmente interessa para você? Todas as suas atitudes e ações correspondem aos seus valores, sonhos e objetivos?

Aí você ri e diz ironicamente: “Como posso fazer alguma coisa para o meu futuro, se nem consigo dar conta do meu presente?”

OK! Que tal começar por acreditar em suas maiores possibilidades? Não se contentar com a “vidinha”. Você pode muito mais. Sonhe grande, trabalhe e sorria muito. Olhe para frente. Olhe para a direção que você pretende seguir...e siga! (muita gente esqueçe dessa parte!)

Não se renda ao “mais fácil”. Respeite os seus valores e aja conforme a sua missão. Qual missão? Esta que está dentro de você, inspirada por alguém muito mais sábio do que nós. Algo que você, e só você, sabe e sente completamente. Mantenha a sua direção firme segundo os seus princípios, mesmo que isso não seja compreendido de início, ou seja motivo de críticas e outros tipos de mediocridade. Agindo dessa forma, talvez você tenha um punhado de pessoas negativas, e de visão curta, contra você por algum tempo, mas a sua atitude, positiva e constante, conquistará a muitos, com paz e felicidade pela eternidade. Deixe a maldade, tristeza, raiva, inveja, coisas ruins e negativas com as pessoas que as criam. Esse é o mundo delas, onde elas vivem impregnadas de infelicidade e eventos ruins. Você não pertence a esse mundo inferior!

Organize-se! Dê valor ao seu tempo! Limpe sua mesa das coisas inúteis! Deixe o passado para trás, troque a palavra “se” pela palavra “como”, dê prioridade às coisas que se alinham com suas metas. Viva hoje, do modo mais produtivo possível, o primeiro dia de sua nova vida.

Note que a palavra “nova” significa mudar alguma coisa. Mudar o quê? Mudar o mundo ao seu redor? Isso é possível?...

Quando decolamos, uma das primeiras coisas que fazemos, à medida que vamos acelerando e subindo, é “limpar” o avião, mudar a configuração. Partimos com o trem de pouso baixado, com “flaps” estendidos, e muitas outras coisas acionadas que são úteis para a fase inicial, quando estamos com baixa velocidade e próximos do solo, mas que são absolutamente prejudiciais para o vôo em grande velocidade e altitude. Se não mudarmos a configuração, duas coisas podem acontecer (ao mesmo tempo!):

• Não chegarmos ao nosso objetivo

• Danificarmos a aerovave

Primeiro, se tivermos medo de sair do formato “seguro e confortável” que nos ajudou a decolar, e tentarmos manter as rodas prontas para pousar e os flaps abertos para podermos “voltar a voar devagar”, estaremos condenados a carregar conosco todo o arrasto “do passado”. Como resultado, usaremos muito mais combustível para vencer a resistência do ar, não conseguirmos atingir a velocidade e a altitude planejadas, e também nunca chegaremos ao nosso destino.

Segundo, forçar a aceleração em configuração errada, irá danificar o avião devido às forças aerodinâmicas intensas, não previstas para aqueles sistemas.

Meus amigos, muita gente vive tentando mudar de vida, alçar maiores altitudes, “voar” mais rápido, ter sucessos maiores, mas nunca “mudam de configuração”. A grande maioria não percebe algumas coisas essenciais:

• Antes de ver mudanças na “paisagem”, é necessário mudar a você mesmo, mudar de configuração, sob pena de não atingir o seu objetivo e se machucar tentando. Acredite, o seu ambiente refletirá exatamente as mudanças adequadas dentro de você.

• Para alcançar metas maiores, não se pode ter medo de sair da “configuração de conforto”.

• Mudar significa esquecer o passado. Não carregar fardos pesados de lembranças ruins, hábitos ineficientes, idéias fixas, etc.

• A resistência e as críticas das pessoas negativas apenas tem efeito sobre as partes da sua “configuração mental errada”. Reconfigure segundo os seus valores e objetivos, mantenha o foco, e tenha uma atitude positiva e coerente.

• Você é o ÚNICO responsável pela sua vida. Não procure ninguém, ou qualquer outra coisa, para justificar ou assumir as responsabilidades por suas atitudes e por seus resultados. Você está voando solo, no comando de sua aeronave!

Tenha uma Feliz Páscoa. Tenha uma Feliz Nova Vida!

 
Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net